Planejamento estratégico e resolução de problemas (strengths-based approach)

Você já imaginou se todos os seus colaboradores estivessem utilizando 100% da sua capacidade no trabalho, em prol de um objetivo comum na sua empresa?

Utilizamos a  Metodologia Apreciativa,   que é um processo de desenvolvimento organizacional e uma filosofia para promover mudanças positivas envolvendo pessoas e focada no desempenho.

Essa metodologia foi desenvolvida pelo Dr. David Cooperrider, Professor da Weatherhead School of Management, escola de negócios da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio – EUA, onde é membro do Departamento de Comportamento Organizacional, considerado o melhor do mundo em pesquisas publicadas no Financial Times em 2003 e 2004.

O Dr. David Cooperrider desenvolveu estudos para otimizar o potencial das pessoas, permitindo que através da descoberta de experiências positivas as mesmas criem seus sonhos, para em seguida planejar e implantar uma visão de futuro.

Esta metodologia busca obter resultados através de intervenções que são participativas e celebram as melhores contribuições das pessoas e de suas práticas, utilizando perguntas apreciativas como ferramenta para identificar e entender as fortalezas dos sistemas sociais e todo o seu potencial, as melhores oportunidades e esperanças de futuro das pessoas, para capitalizar toda a sua força na construção de uma visão de futuro compartilhada.

A Prática da Metodologia Apreciativa convida o engajamento de líderes, colaboradores, parceiros, clientes, comunidades e todas as pessoas envolvidas em um sistema organizacional para a construção da mudança positiva.

O processo consiste em quatro etapas, o chamado ciclo dos “4-Ds” que em inglês quer dizer: Discovery (descoberta), Dream (sonho), Design (planejamento) e Destiny (destino).

Ciclo dos 4Ds

1. Descoberta: Na fase da descoberta a metodologia da Investigação ajuda a organização a fazer uma reflexão sobre os momentos de glória que o sistema vivenciou, de total sucesso e eficácia organizacional. É nesta fase que o sistema descobre todas as forças que possui encontrando-se preparado para criar uma visão de futuro desafiadora e estimulante para todos.

2. Sonho: É nesta fase que a organização cria uma visão de futuro compartilhado. Com todas as emoções positivas presentes sobre as fortalezas do sistema, as pessoas se sentem preparadas e confiantes para construírem juntas, o seu futuro.

3. Planejamento: No planejamento, os participantes sistematizam a visão compartilhada através da construção de planos de ação. Há uma transformação dos sonhos em projetos concretos de trabalho.

4. Destino: Fase em que o grupo reflete sobre a melhor estrutura organizacional para o alcance de uma visão que seja consistente com os princípios criados nas fases anteriores. A pergunta central desta fase é: como devemos organizar os nossos trabalhos para que a trajetória em direção a visão seja bem sucedida?

No Brasil, a aplicação da Metodologia Apreciativa representa uma inovação tanto no mundo dos negócios, quanto em sistemas mais complexos. É uma iniciativa ousada que rompe paradigmas para o processo de mudança organizacional e planejamento estratégico, mudando o foco convencional voltado à resolução de problemas, para o resgate de todos os sucessos alcançados pela organização nos últimos anos, capitalizando o amplo potencial das pessoas.

Aprenda a utilizar a Metodologia Apreciativa para promover processos de mudança positiva, melhorar a integração entre equipes, a satisfação do cliente e a vitalidade social, ambiental e econômica da organização.

Solicite aqui um workshop sobre a Metodologia Apreciativa.